O mercado brasileiro de encomendas expressas fracionadas com até 30 quilos vem crescendo nos últimos anos. Segundo os Correios, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7% em relação ao ano passado, o incremento do comércio de eletrônicos e o aumento do poder de compra contribuíram para o crescimento do transporte destas mercadorias. Dados do site e-Bit mostram que o e-commerce brasileiro fechou 2011 com crescimento de 26% comparado a 2010. Com isso, os produtos da família da SEDEX movimentaram 140 milhões de objetos e um acumulado de R$ 3,7 bilhões.
De acordo com chefe nacional do Departamento de Encomendas dos Correios, Ricardo Fogos, a tendência é de que o comércio de eletrônicos continue crescendo e por isso há a necessidade de investimentos no setor de logística brasileiro. "A média de crescimento nos últimos cinco anos foi de 35%. Para os próximos anos, esperamos que o segmento mantenha o ritmo, desde que seja ampliada a capacidade de transporte e entrega," disse Ricardo Fogos.
O principal modo de transporte no Brasil é a estrada, responsável por 58% do fluxo de mercadorias, exceto o transporte de minério de ferro, sendo que o estado de Minas Gerais abrange a maior malha rodoviária correspondendo a 16% do total do País. Essa extensa rede de estradas garante a logística para escoamento da produção para todo país, assim como para os países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Mesmo assim, para chefe nacional do Departamento de Encomendas dos Correios é importante a ampliação da plataforma produtiva e, também, da capacidade de transporte aéreo. "Como o País está crescendo, teremos que fazer forte investimento na infraestrutura dos aeroportos e rodovias. Além da ampliação de atendimento na cadeia logística, como soluções para a logística reversa de pós-venda e pós-consumo e o aprimoramento dos sistemas de tracking rastreamento", explicou Ricardo Fogos.
Pensando nestes desafios a XIX edição do Congresso de Administração do Mercosul , no Brasil, traz como tema "A dinâmica da logística no Mercosul: Administração, Tecnologias e Desafios para o futuro". Estima-se um público de mais de 8 mil participantes, entre acadêmicos e profissionais, de todas as regiões brasileiras e de países do Mercosul e América Latina. Assuntos como Logística de entrega e Mobilidade urbana das metrópoles, tecnologias aplicadas à logística e o desafio da logística para integração da América Latina serão debatidos no evento que será realizado nos dias 13 a 15 de junho de 2012.
Fonte:
Administradores.com.br