Em vários município da região Sudoeste é comum ver a realização de campanhas para coleta de lixo eletrônico. A iniciativa é válida, já que muitas pessoas costumam armazenar em casa e até às vezes descartar esse objetos em locais inadequados, por não saber o que realmente fazer com eles. Em Dois Vizinhos, o Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial (Nurse), ligado à Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) vai promover no próximo sábado (22), mais uma campanha de coleta seletiva de lixo eletrônico. Contudo, essa deverá ser a última campanha a ser realizada, pois o município tem planos para que no próximo ano, a população passe a adotar o sistema de logística reversa.
Conforme Luiz Carlos Perreti, um dos membros fundadores do Nurse, na política da logística reversa, o comércio, por exemplo, que comercializa lâmpadas teria quer ser o responsável por dar o descarte correto a este material, quando para o cliente ele não tiver mais utilidade. Desta forma, quando na casa dona de casa, por exemplo, queima uma lâmpada ou ela possui um aparelho eletrônico já sem utilidade, o certo seria ela devolver para o estabelecimento comercial onde ela comprou, para que esse encaminhe os objetos para o seu fornecedor. “O que nós queremos como um todo, tanto da sociedade empresarial como da comunidade em geral é que todos passem a trabalhar a política da logística reversa”, destacou.
Perreti comentou que o próprio Nurse em conjunto com os órgãos públicos municipais competentes está elaborando um projeto de lei que garantirá a implantação da logística reversa. “Essa lei está praticamente pronta e nós esperamos no ano que vem colocar em pratica essa iniciativa”, informou. Além disso, a pratica da logística reversa também está amparada na lei nacional dos resíduos sólidos.
Para que a população e os próprios comerciantes se adéquem a nova proposta, o núcleo pensa em fazer no próximo ano um trabalho de conscientização e desta forma fazer com que o sistema de logística reversa seja adotado por todos os envolvidos no processo, desde a compra até o descarte. “Nós vamos reunir as empresas, provavelmente as lojas de materiais de construção, as empresas que vendem materiais elétricos, como lâmpadas e a fins e explicar para eles que o município vai começar a trabalhar com a política da logística reversa e que será necessário todos se adequarem com embalagens apropriadas para receber os objetos”, comentou.
Campanha de arrecadação
Perreti comentou que o Nurse já fez várias campanhas de coleta seletiva, mas devido à proposta de implantação da logística reversa, a campanha de sábado será a última. Portanto, as pessoas que ainda possuem eletroeletrônicos, como celulares, placas de computador, computadores, monitores, televisores, secador de cabelo, impressoras, telefones micro-ondas, geladeiras, fornos elétricos, pilhas e baterias, entre outros objetos já sem uso, devem procurar os locais de arrecadação da campanha. Lembrando que para o recolhimento dos monitores será cobrado o valor de R$1,00 por quilo do aparelho, pois este equipamento tem um alto valor para efetuar a sua destinação. Para os demais objetos, quem quiser poderá ajudar colaborando com um valor simbólico.
Conforme Perreti a arrecadação será nos seguintes locais, Praça da Amizade e em frente ao barracão de máquinas da prefeitura, local onde os monitores deverão ser entregues. O horário de coleta será das 8 às 12h.
Fonte: http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/regiao/8%2c72660%2c20%2c11%2cdois-vizinhos-vai-incentivar-a-pratica-da-logistica-reversa.shtml