Shopping Iguatemi adere a programa de reciclagem de lixo eletrônico
15/01/2011
O Shopping Iguatemi, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), passa a recolher lixo eletrônico como CPUs, laptops, monitores, teclados, mouses, celulares entre outros itens.
“Essa iniciativa, implantada em parceria com uma organização reconhecida pela seriedade do trabalho que desempenha, certamente ajudará muitas pessoas a darem uma destinação adequada a itens que, descartados de outra forma, prejudicariam o meio ambiente”, comenta Aléssio Bergonzi, gerente geral do Shopping Iguatemi Florianópolis.
Os equipamentos entregues no shopping serão reciclados de duas formas. As máquinas em bom estado serão recuperadas e utilizadas nos centros de aprendizagem de informática mantidos pelo CDI. Nesses espaços, pessoas carentes têm aulas de informática e tornam-se mais capacitadas para o mercado de trabalho ou o empreendedorismo. Os equipamentos deteriorados serão encaminhados a empresas que utilizam o resíduo como matéria prima para outros produtos. “O Shopping Iguatemi é a primeira organização do setor a aderir ao Programa de Reciclagem Tecnológica (ReciclaTec), criado pelo CDI-SC, proporcionando a seus clientes condições de se desfazerem de equipamentos de informática fora de uso”, afirma Heitor Blum S.Thiago, presidente do Comitê.
Criado em 1995, o CDI-SC tem hoje, na Grande Florianópolis, 23 espaços de informática montados e prevê para 2011 a abertura de mais 15. O ReciclaTec foi criado em setembro de 2010, inspirado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, sancionada em 2 de agosto, com o objetivo de incentivar a reciclagem de lixo e o correto manejo de produtos usados com alto potencial de contaminação, e promover a responsabilidade compartilhada entre a sociedade, empresas e governo no manejo correto do lixo.
Segundo Bergonzi, a ação é importante também porque ajuda a consolidar a vocação tecnológica do empreendimento. “O Iguatemi abriga algumas das principais marcas de tecnologia do mundo. Garantir que os usuários desses produtos tenham um local para se desfazer de itens que não usam mais permite fecharmos o ciclo desde a venda até a reciclagem dos produtos”. A caixa coletora de lixo eletrônico do Shopping Iguatemi ficará no aquário do primeiro piso de garagem (G1), ao lado do guichê de estacionamento.
FONTE: PORTAL DA ILHA
Comentário enviado!
Ele ficará visível após atualizar a página.