O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou nesta quarta-feira o Decreto 18.461, com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O documento foi entregue pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús.
O plano abrange a integração da gestão e da operacionalidade, com ações conjuntas de fiscalização e de educação ambiental com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O documento também prevê a implantação da logística reversa, a qualificação de serviços e equipamentos públicos, metas de redução do envio de rejeito ao aterro, ações para coibir focos irregulares de lixo, ampliação da inserção social e sustentabilidade financeira da limpeza urbana.
O principal efeito prático, conforme Carús, é a possibilidade de planejar a limpeza urbana desta e das futuras gestões. Segundo ele, para reduzir os altos custos com limpeza urbana é necessário o compartilhamento de responsabilidades com a sociedade e o planejamento:
— Vamos ampliar ainda mais as ações para que a população descarte corretamente os resíduos e, com o plano, entendemos que o planejamento está concluído. Agora passaremos para a etapa de execução, a fim de qualificar cada vez mais a prestação dos nossos serviços.
O prefeito José Fortunati destacou que o tema do descarte do lixo é um dos mais complexos enfrentados pelos gestores públicos das grandes cidades:
— Como vivemos em uma sociedade de consumo, as embalagens vão se tornando mais sofisticadas, gerando um volume cada vez maior de lixo. Já é hora das empresas passarem a se responsabilizar também por esse lixo gerado por elas — conclamou.