Com o objetivo de orientar as indústrias do Paraná a se adequarem à nova legislação que irá regular a prática da logística reversa no Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) encaminhou na última semana um comunicado a todos os seus sindicatos associados, esclarecendo os principais pontos que devem ser observados para atender ao Edital de Chamamento nº 001/2012, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
O edital prevê que as empresas devem assinar – de forma coletiva, através de sindicatos ou associações representativas – um Termo de Compromisso para a logística reversa na sua cadeia produtiva. O prazo para a assinatura do termo é dia 23 de novembro. Nesta data não é necessário apresentar a proposta definitiva para a logística reversa, mas sim o comprometimento para a criação de uma agenda setorial para 2013 para alinhar as ações para logística reversa.
Videoconferência
Para articular os setores industriais para a construção das propostas pra a SEMA, a Fiep realizou uma videoconferência na quinta-feira (8), às 19h, transmitida para as unidades do Sesi/Senai: Curitiba (Cietep, Sala Senai Eco-design), Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.